
À promoção da formação humana: Educação e Literatura
Organizadores: Manoel Dionizio Neto.
Marca: Edfika
Edição: 1ª Edição (Físico) e 2ª Edição (Digital)
Sobre o livro
Com este livro, estamos convidando os leitores a refletir sobre a realidade humana que vem sendo construída historicamente em inúmeros contextos sociais em que se fazem as inúmeras culturas, graças as relações estabelecidas pelas pessoas que, de formas diferentes, dialogam e experienciam a vida em seu processo de formação. Esta formação, por sua vez, começando em sua informalidade no seio familiar ou tribal, tem tomado os mais diferentes rumos da história, para o qual a educação escolar se fez notável. Portanto, a disciplina, que encontramos fora e dentro da escola, bem como a educação especial que se faz com vista à inclusão, assim como a literatura, a começar pela literatura infantil que tem por base a educação de meninos e meninas, mas também a literatura com sua ficção que traz mentiras verdadeiras, são caminhos por que passa a formação humana. E isto nos permite afirmar que esses caminhos aqui referidos se fazem possíveis para a promoção da formação humana em suas inúmeras formas de ser.
Conheça mais
Detalhes da obra
Marca: Edfika
ISBN: 978-65-85231-53-4 (Digital) e 978-65-85231-51-0 (Físico).
Assunto: 1. Educação – formação humana 2. Educação 3. fundamentos filosóficos. 4. Educação e literatura 5. Educação especial e inclusiva – Brasil.
Tema complementar: 370.112 – Educação humanística (liberal).
Tipo de obra: Digital e Físico.
Faixa etária: Universitário.
Edição: 1ª Edição (Físico) e 2ª Edição (Digital).
Ano da última edição do livro: 2025
Preço sugerido:
Dados técnicos
Formato: Digital (PDF) e Físico (Papel).
Dimensões do produto: 15×21 cm.
Número de páginas: 184.
Sobre os organizadores
MANOEL DIONIZIO NETO, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Doutorado em Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2024); tem Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (Licenciatura, 1983, e bacharelado,1984), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2004). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Introdução à Filosofia, Filosofia da História, Filosofia da Ciência, Antropologia Filosófica e Filosofia da Educação, Filosofia da Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: liberdade, Iluminismo, filosofia da história, arte, ética, espaço, tempo, corpo, Kant, Rousseau, gestão escolar, gestão democrática, projeto político pedagógico, teoria crítica: Adorno, Horkheimer, Marcuse, fenomenologia e existencialismo: Sartre e Merleau-Ponty. Membro fundador e Vice-Líder do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação), membro do GET (Grupo de Estudos e Pesquisas Espaço e Tempo no Sertão Nordestino), bem como do GIEPELPS (Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais), do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, da ABES18 (Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII) e do Grupo de Estudios Iberamericanos en Rousseau (GEI-Rousseau).