Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Explorando a Covid-19 em sala de aula

Autor: Crislania dos Santos, Samuel Silva de Albuquerque e Silvia Helena Cardoso.
Marca: Edfika
Edição: 1ª Edição

Sobre o livro

    O presente trabalho consiste no Produto Educacional da dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) intitulado QUÍMICA E TECNOLOGIA: ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO COM A TEMÁTICA MEDICAMENTOS AVALIADOS PARA O TRATAMENTO DA COVID-19 E USO DO LIVRE SOFTWARE ARGUSLAB, defendida na Universidade Federal de Alagoas, sob a orientação da Professora Silvia Helena Cardoso.

     Esta pesquisa buscou proporcionar contribuições ao processo de Ensino de Química Orgânica no Ensino Médio através da utilização do software ARGUSLAB, considerando suas potencialidades e limitações, no contexto do ensino de Química. Espera-se que a proposta apresentada colabore com a comunidade a qual está destinada, que possa ser utilizada em sala de aula, e que os alunos, por meio deste, possam aprofundar-se no estudo de conceitos de forma mais contextualizada e interdisciplinar através do uso de novas tecnologias.

     Com base nisso, serão apresentadas a seguir:

Um manual básico de utilização do software ARGUSLAB; Experimentos de química orgânica (in sílico) com a temática: medicamentos avaliados para o tratamento da COVID-19.

 

Agradeço o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) pela concessão da bolsa.

Conheça mais

Detalhes da obra

Marca: Edfika
ISBN: 978-65-85231-22-0 (Digital) e 978-65-85231-23-7 (Físico)
Assunto: 1. COVID-19. 2. Medicamentos 3. Arguslab 4. Cloroquina 5. Hidroxicloroquina 6. Vitaminas.
Tema complementar: 540 – Química e Ciências afins.  542 – Química laboratorial. Química experimental e preparativa.

Tipo de obra: Digital e Físico.
Faixa etária: Geral.

Edição: 1ª Edição
Ano da última edição do livro: 2024

Preço sugerido:

Dados técnicos

Formato: Digital e Físico.

Dimensões do produto: 16×23 cm. (Digital e Físico).

Número de páginas: 56.

Sobre o autor

Crislania dos Santos
Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas. Participou do Programa de Educação Tutorial (PET-Química) desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão. Foi estudante-colaboradora no Laboratório de Química teórica e Computacional. Possui pós graduação pelo Instituto Federal de Alagoas, na área de ensino de ciências. E mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-UFAL). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, Softwares para ensino e Modelagem Molecular no desenvolvimento de inibidores de protease do vírus da dengue.

 

Samuel Silva de Albuquerque
Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É doutor em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL – 2006), atuando nos seguintes temas: Transporte Eletrônico em Meios Desordenados, Percolação Clássica e Quântica, Modelos Matemáticos em Biologia e Pesquisa em Ensino de Física, também desenvolve kits de experimentos para o ensino de Fisica. Atualmente Professor Associado IV da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

 

Silvia Helena Cardoso
Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF (2004). É doutora em Química pela mesma UFJF, sob a orientação de M. V. de Almeida tendo realizado doutorado-sanduíche no Institut de Chimie des Substances Naturelles (ICSN/CNRS-França (2007). Possui pós-doutorado em Química Medicinal pela Fundação Oswaldo Cruz – FioCruz – RJ (2009). Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal de Alagoas UFAL – Campus Arapiraca. Desenvolve pesquisa em Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica e Química Medicinal e foco no desenvolvimento de substâncias bioativas da classe das Naftoquinonas e Cumarinas. Na área de Ensino, atuou como coordenadora do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID – Química – UFAL – C. Arapiraca desenvolvendo atividades voltadas à formação de novos professores e divulgação científica. É orientadora do PROFQUI-UFAL atuando nas áreas de Quimica da Vida LP3 e Desenvolvimento de Novos Materiais LP4.