Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Interferência linguística na EJA e os Impactos na clareza e qualidade da leitura

Organizadores: Marcos Paulo Barata Ferreira.
Marca: Edfika
Edição: 1ª Edição

Sobre o livro

Este livro tem como objetivo trazer a pesquisa que analisa o impacto a interferência linguística na qualidade e clareza da produção textual dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Com base em uma abordagem mista, foram entrevistados três professores de Língua Portuguesa que lecionam na EJA e aplicados questionários a cento e vinte estudantes adultos matriculados nessa modalidade de ensino. Por meio das entrevistas com os professores, buscou-se compreender as percepções e estratégias adotadas para lidar com a interferência linguística apresentada pelos estudantes em sala de aula. Já os questionários aplicados aos alunos tiveram como objetivo identificar os padrões de erros mais comuns e avaliar o impacto desses erros na qualidade de suas produções textuais. Os resultados obtidos revelaram uma série de desafios enfrentados pelos estudantes da EJA relacionados à interferência linguística, incluindo dificuldades com concordância, sintaxe, ortografia, pontuação, coerência e coesão textual.

Conheça mais

Detalhes da obra

Marca: Edfika
ISBN: 978-65-85231-49-7  (Digital).
Assunto: 1. Educação 2. EJA 3. Linguística 4. Leitura 5. Aprendizagem.
Tema complementar: 374.012 – Educação básica / Alfabetização de adultos.
Tipo de obra: Digital
Faixa etária: Ensino Médio.

Edição: 1ª Edição
Ano da última edição do livro: 2025

Preço sugerido:  

Dados técnicos

Formato: Digital (PDF).

Dimensões do produto:  16×23 cm.

Número de páginas: 163

Sobre os organizadores

Marcos Paulo Barata Ferreira

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (UAA) e Mestre em Ciências da Educação pela (UAA). Pós-graduado em Pedagogia Escolar pela Faculdade (UNITER), e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP.